ESCOLA AMÁLIA DALTOÉ AGOSTINI
TURMA: 3o ANO
DISCIPLINAS: ARTES
PROFESSORA: CRISTIANE MORAES
TEMA DO PROJETO:
Expressando sentimentos
NECESSIDADE/PROBLEMA:
A Arte desde os primórdios fez parte da vida do ser humano, pois
antes mesmo de falar ou escrever o homem das cavernas expressava através de
desenhos o que ele sentia. E até os dias atuais a Arte é uma ferramenta para
expor o que pensamos e o que sentimos.
JUSTIFICATIVA:
O ser humano tem a capacidade expressar os mais diversos
sentimentos em um único dia. Na vida diária nos deparamos com situações que nos
fazem rir, chorar, entristecer, desanimar. Algumas situações ocorridas nos
marcam muito, outras esquecemos facilmente. Porém é fundamental sabermos lidar
com elas.
Segundo os PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) em Arte“O
universo da Arte caracteriza um tipo particular de conhecimento que o ser
humano produz a partir das perguntas fundamentais que desde sempre se fez com
relação ao seu lugar no mundo” 2001, pg. 32. Neste
contexto, é de suma importância que a disciplina de Artes trabalhe com as
crianças os seus sentimentos, como eles podem ser expressados na diferentes
situações(escola, família, convívio social, comunidade). Sendo assim,
auxiliaremos para que nossas futuras gerações
tenhampessoas civilizadas, equilibradas, que valorizem o outro e a sí mesmo na
sua forma de pensar e agir.
OBJETIVO GERAL:
Instigar os educandos/educandas a expressar seus sentimentos
oportunizando o auto-conhecimento.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
ñ
Estimular a expressão facial e corporal
(teatro);
ñ
Estimular a coordenação motora fina;
ñ
Oportunizar a socialização dos sentimentos por
meio da exposição de desenhos e conversação;
ñ
Instigar o contato com as mídias: máquina
fotográfica, datashow e computador.
DESENVOLVIMENTO DO PROJETO:
1 Encontro :
As crianças caminharam no centro da sala e conforme a faixa
erguida,tiveramque expressar com o corpo e com o rostoo sentimento escrito
nela: feliz, triste, cansado, irritado, entre outros...Registramos com
fotografias.
Todos participaram e para eles além de aprendizado foi uma
brincadeira muito divertida.
Leitura do livro: “Quando me sinto feliz”.
Após a leitura cada um desenhou quando se sente feliz e também
todos falaram sobre isso. Foi muito importante ouvir, pois foi uma oportunidade
de conhecer melhor o outro, além de construir o respeito e a compreensão. O
falar propiciou o auto conhecimento.
2 Encontro:
As fotografias foram passadas no datashow para as crianças
identificar o sentimento que estavam expressando naquele momento.
Leitura do livro: “Quando me sinto irritado”
Registro por meio do desenho e conversação.
3 Encontro:
História: “O que machuca por dentro e por fora” no datashow.
Conversação, dobradura do coração e desenho dentro e fora do
coração.
Folha para completar os rostos com as diversas expressões.
(introdução à história em quadrinhos).
4 encontro:
Sala de informática.
Desenho no programa TUX PAINT . Criação de personagens com
diversas expressões.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será dada a partir de cada produção do educando, se o mesmo demonstrou envolvimento, capricho, responsabilidade,
respeito, cooperação e criatividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário