sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Expressando Sentimentos


ESCOLA AMÁLIA DALTOÉ AGOSTINI
TURMA: 3o ANO
DISCIPLINAS: ARTES      
PROFESSORA: CRISTIANE MORAES
TEMA DO PROJETO:
Expressando sentimentos
NECESSIDADE/PROBLEMA:
A Arte desde os primórdios fez parte da vida do ser humano, pois antes mesmo de falar ou escrever o homem das cavernas expressava através de desenhos o que ele sentia. E até os dias atuais a Arte é uma ferramenta para expor o que pensamos e o que sentimos.
JUSTIFICATIVA:
O ser humano tem a capacidade expressar os mais diversos sentimentos em um único dia. Na vida diária nos deparamos com situações que nos fazem rir, chorar, entristecer, desanimar. Algumas situações ocorridas nos marcam muito, outras esquecemos facilmente. Porém é fundamental sabermos lidar com elas.
Segundo os PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) em Arte“O universo da Arte caracteriza um tipo particular de conhecimento que o ser humano produz a partir das perguntas fundamentais que desde sempre se fez com relação ao seu lugar no mundo” 2001, pg. 32. Neste contexto, é de suma importância que a disciplina de Artes trabalhe com as crianças os seus sentimentos, como eles podem ser expressados na diferentes situações(escola, família, convívio social, comunidade). Sendo assim, auxiliaremos para que nossas futuras gerações tenhampessoas civilizadas, equilibradas, que valorizem o outro e a sí mesmo na sua forma de pensar e agir.
OBJETIVO GERAL:
Instigar os educandos/educandas a expressar seus sentimentos oportunizando o auto-conhecimento.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
ñ      Estimular a expressão facial e corporal (teatro);
ñ      Estimular a coordenação motora fina;
ñ      Oportunizar a socialização dos sentimentos por meio da exposição de desenhos e conversação;
ñ      Instigar o contato com as mídias: máquina fotográfica, datashow e computador.


DESENVOLVIMENTO DO PROJETO:
1 Encontro :
As crianças caminharam no centro da sala e conforme a faixa erguida,tiveramque expressar com o corpo e com o rostoo sentimento escrito nela: feliz, triste, cansado, irritado, entre outros...Registramos com fotografias.
Todos participaram e para eles além de aprendizado foi uma brincadeira muito divertida.
Leitura do livro: “Quando me sinto feliz”.
Após a leitura cada um desenhou quando se sente feliz e também todos falaram sobre isso. Foi muito importante ouvir, pois foi uma oportunidade de conhecer melhor o outro, além de construir o respeito e a compreensão. O falar propiciou o auto conhecimento.
2 Encontro:
As fotografias foram passadas no datashow para as crianças identificar o sentimento que estavam expressando naquele momento.
Leitura do livro: “Quando me sinto irritado”
Registro por meio do desenho e conversação.
3 Encontro:
História: “O que machuca por dentro e por fora” no datashow.
Conversação, dobradura do coração e desenho dentro e fora do coração.
Folha para completar os rostos com as diversas expressões. (introdução à história em quadrinhos).
4 encontro:
Sala de informática.
Desenho no programa TUX PAINT . Criação de personagens com diversas expressões.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será dada a partir de cada produção do educando,  se o mesmo demonstrou  envolvimento, capricho, responsabilidade, respeito, cooperação e criatividade.























Nenhum comentário:

Postar um comentário