NOME DO EDUCANDO (A) _____________________ANO ______
Em conversa no início de 2012, com algumas
famílias na qual nós educadoras visitamos, as mesmas ressalvam que a escola
deve enfocar valores, pois muitas famílias deixam de exercer esta função.
No convívio escolar, os educandos vêem
mostrando conflitos que tem uns com outros, bem como a competição do ter, do
ganhar e do ser sempre melhor que o outro.
Se deixarmos de olhar e analisar, nos omitindo
enquanto educadores /escola nesses conceitos, muitas vezes preconceituosos, que
está presente nas relações sociais, na mídia, sem contextualizar, num enfoque
de sensibilizar, refletir do que é melhor para nós e para o outro, com certeza
deixaremos de ser sujeitos de construção para sermos apenas consumidores e
marionetes e passaremos a pensar de acordo com a mídia ou outros interesses.
Assim nós educadores privilegiamos no plano
de ação Exercendo os valores em nossas vidas! E neste contexto interagiremos com
ações pedagógicas enfatizando valores.
Mais ineficiente seria se nós não
partilhássemos e não solicitássemos parcerias com todas as famílias dos
educandos, para termos êxito nas intervenções e ações pedagógicas. Com auxílio
das famílias, procuraremos intensificar o trabalho de valores, consciente do
papel social da escola, de modo a oportunizar as reflexões e atitudes que visam
cidadãos mais felizes e o fortalecimento da autonomia dos homens.
Nesse sentido, uma vez que a escola existe
para o “ALUNO”, o diálogo constante com a família é fundamental, pois a melhor
herança que um pai pode deixar ao seu filho é o “SER” e não o “TER.”
Portanto, pedimos que enviem sugestões de
alguns valores que percebem que está pouco presente na vida das famílias e que
gostariam que fossem dialogados e trabalhados com os seus filhos
na escola.
VALORES:
_________________________________________________________________________
JUSTIFIQUE: POR QUE ESCOLHEU ESTES
VALORES?
Coordenadora Clarice
Nenhum comentário:
Postar um comentário