sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Brincadeiras


Expressando Sentimentos


ESCOLA AMÁLIA DALTOÉ AGOSTINI
TURMA: 3o ANO
DISCIPLINAS: ARTES      
PROFESSORA: CRISTIANE MORAES
TEMA DO PROJETO:
Expressando sentimentos
NECESSIDADE/PROBLEMA:
A Arte desde os primórdios fez parte da vida do ser humano, pois antes mesmo de falar ou escrever o homem das cavernas expressava através de desenhos o que ele sentia. E até os dias atuais a Arte é uma ferramenta para expor o que pensamos e o que sentimos.
JUSTIFICATIVA:
O ser humano tem a capacidade expressar os mais diversos sentimentos em um único dia. Na vida diária nos deparamos com situações que nos fazem rir, chorar, entristecer, desanimar. Algumas situações ocorridas nos marcam muito, outras esquecemos facilmente. Porém é fundamental sabermos lidar com elas.
Segundo os PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) em Arte“O universo da Arte caracteriza um tipo particular de conhecimento que o ser humano produz a partir das perguntas fundamentais que desde sempre se fez com relação ao seu lugar no mundo” 2001, pg. 32. Neste contexto, é de suma importância que a disciplina de Artes trabalhe com as crianças os seus sentimentos, como eles podem ser expressados na diferentes situações(escola, família, convívio social, comunidade). Sendo assim, auxiliaremos para que nossas futuras gerações tenhampessoas civilizadas, equilibradas, que valorizem o outro e a sí mesmo na sua forma de pensar e agir.
OBJETIVO GERAL:
Instigar os educandos/educandas a expressar seus sentimentos oportunizando o auto-conhecimento.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
ñ      Estimular a expressão facial e corporal (teatro);
ñ      Estimular a coordenação motora fina;
ñ      Oportunizar a socialização dos sentimentos por meio da exposição de desenhos e conversação;
ñ      Instigar o contato com as mídias: máquina fotográfica, datashow e computador.


DESENVOLVIMENTO DO PROJETO:
1 Encontro :
As crianças caminharam no centro da sala e conforme a faixa erguida,tiveramque expressar com o corpo e com o rostoo sentimento escrito nela: feliz, triste, cansado, irritado, entre outros...Registramos com fotografias.
Todos participaram e para eles além de aprendizado foi uma brincadeira muito divertida.
Leitura do livro: “Quando me sinto feliz”.
Após a leitura cada um desenhou quando se sente feliz e também todos falaram sobre isso. Foi muito importante ouvir, pois foi uma oportunidade de conhecer melhor o outro, além de construir o respeito e a compreensão. O falar propiciou o auto conhecimento.
2 Encontro:
As fotografias foram passadas no datashow para as crianças identificar o sentimento que estavam expressando naquele momento.
Leitura do livro: “Quando me sinto irritado”
Registro por meio do desenho e conversação.
3 Encontro:
História: “O que machuca por dentro e por fora” no datashow.
Conversação, dobradura do coração e desenho dentro e fora do coração.
Folha para completar os rostos com as diversas expressões. (introdução à história em quadrinhos).
4 encontro:
Sala de informática.
Desenho no programa TUX PAINT . Criação de personagens com diversas expressões.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será dada a partir de cada produção do educando,  se o mesmo demonstrou  envolvimento, capricho, responsabilidade, respeito, cooperação e criatividade.























sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Atividades


Teatro





O teatro  desenvolve  potencialidades  artístico-criativas  em  todas  as idades.  Trabalha  coordenação  motora,  atenção e o  conhecimento  de si e do outro.  Tudo isso,  através do jogo  e  de  atividades  diversas  de forma  envolvente  e  participativa.



Brincando e Atuando – Uma Prática de Experimentação em Jogos Teatrais
Com uma metodologia específica para aulas de teatro, com base nos estudos de Viola Spolin e Ingrid Dormien Koudela, as oficinas trabalham exercícios que despertam a consciência corporal e procuram deixar o aluno à vontade para expressar-se e desinibir-se. O objetivo é entender o fazer teatral como uma prática saudável, onde o faz-de-conta domina de uma forma espontânea. Assim, através da composição de cenas, jogos, atividades do folclore e situações do cotidiano infantil, são transmitidos conteúdos de Improvisação Teatral, Expressão Corporal e Vocal





terça-feira, 21 de agosto de 2012

15 de julho dia do homem


             E.M.E.F.E.I AMÁLIA DALTOÉ AGOSTINI
No Brasil não se sabe bem o porquê 15 de julho é o dia nacional do homem, mas desde julho de 1993 a Pensão Jundiaí (formada por um grupo de amigos que se reúne mensalmente na terceira terça-feira de cada mês para jantar) comemora o “Dia Internacional do Homem”. Julho o mês escolhido, pois foi quando o homem chegou à Lua.Segundo pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o Brasil apresenta maior número de pessoas do sexo feminino. Os homens vivem, em média, sete anos a menos que as mulheres. Isso se dá devido à falta de atitudes preventivas, de não procurar regularmente um médico para a realização de exames que podem detectar possíveis problemas de saúde, dentre eles casos de disfunção erétil, câncer de próstata e andropausa, que aumentam gradativamente e são alarmantes, além disso, são as maiores vitima da violência principalmente a juventude estão quatro vezes mais expostos a situações violentas no trânsito, no envolvimento com drogas, bebidas ou em homicídios.

Portanto, queremos homenagear os meninos da nossa escola com flores, retribuindo a generosidade que os mesmos tiveram no dia das mulheres, onde ofereceram flores às meninas.
 Por isso, solicitamos que as meninas tragam flores de suas casas no dia 13/07 para homenagear os meninos. Pois, se queremos ter homens sensíveis, precisamos sensibilizar os mesmos, com gestos afetuosos.
“A SENSIBILIDADE  EM  NOSSOS  FILHOS  E FILHAS,  SÓ É POSSÍVEL SE NÓS EDUCADORES E PAIS, ASSIM  INCENTIVARMOS  NELES”.
(Coordenadora Clarice)


          E.M.E.F.E.I AMÁLIA DALTOÉ AGOSTINI
No Brasil não se sabe bem o porquê 15 de julho é o dia nacional do homem, mas desde julho de 1993 a Pensão Jundiaí (formada por um grupo de amigos que se reúne mensalmente na terceira terça-feira de cada mês para jantar) comemora o “Dia Internacional do Homem”. Julho o mês escolhido, pois foi quando o homem chegou à Lua.
Segundo pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o Brasil apresenta maior número de pessoas do sexo feminino. Os homens vivem, em média, sete anos a menos que as mulheres. Isso se dá devido à falta de atitudes preventivas, de não procurar regularmente um médico para a realização de exames que podem detectar possíveis problemas de saúde, dentre eles casos de disfunção erétil, câncer de próstata e andropausa, que aumentam gradativamente e são alarmantes, além disso, são as maiores vitima da violência principalmente a juventude estão quatro vezes mais expostos a situações violentas no trânsito, no envolvimento com drogas, bebidas ou em homicídios.

Portanto, queremos homenagear os meninos da nossa escola com flores, retribuindo a generosidade que os mesmos tiveram no dia das mulheres, onde ofereceram  flores  às meninas.
 Por isso, solicitamos que as meninas tragam flores de suas casas no dia 13/07 para homenagear os meninos. Pois, se queremos ter homens sensíveis, precisamos sensibilizar os mesmos, com gestos afetuosos.
 “A SENSIBILIDADE  EM  NOSSOS  FILHOS  E FILHAS,  SÒ É POSSÍVEL SE NÓS EDUCADORES E PAIS, ASSIM  INCENTIVARMOS  NELES”.

(Coordenadora Clarice)