segunda-feira, 17 de setembro de 2012

COOPERAÇÃO




Para que ocorra uma boa convivência em sociedade, todos nós precisamos
exercitar mais as nossas habilidades de relacionamento, resgatando valores morais já
quase esquecidos, como: paciência, tolerância, compreensão, cooperação. Na escola,
como em todos os setores da sociedade, nosso desafio para a convivência pacífica
resulta numa luta diária e constante para contornar os problemas de relacionamento.
Precisamos resgatar comportamentos e atitudes menos competitivas, experimentando
incorporar no dia a dia novos meios de agir, de maneira mais solidária e cooperativa.
Atualmente, o respeito mútuo é um valor humano que parece não mais fazer parte da vida
de muitos de nossos alunos e também alguns educadores na escola. 
Essa convivência conflitante ocorre-nos vários ambientes: em sala de aula, nos corredores, na quadra, no local das refeições, na
, nos banheiros, onde é possível presenciar agressões verbais,apelidos ou provocações. Conflitos também podem presenciar nas relações sociais fora do âmbito escolar. A sociedade mostra-se cada vez mais competitiva, onde somente aqueles que se sobressaem são lembrados e valorizados. Isso estimula cada vez mais a competição, pois tentamos o tempo todo provar que somos melhores que os outros.
Todos nós queremos sempre ganhar, poucos de nós reagem de forma adequada frente a
derrota. Ao propormos a utilização dos Jogos Cooperativos nas aulas de Educação Física
oferecemos uma alternativa de sensibilização aos alunos, para levá-los a reflexão sobre a
importância das relações interpessoais e despertar-lhes para a valorização da cultura da
paz, pois segundo Brotto (1999) os jogos cooperativos são capazes de transformar o
condicionamento competitivo para vencer na vida em alternativas cooperativas para o
exercício da boa convivência. Segundo as Diretrizes Curriculares de Educação Física
para os anos  do Ensino Fundamental de Santa Catarina.Os jogos e brincadeiras fazem parte dos conteúdos estruturantes da disciplina.
São de relevante importância para o desenvolvimento do ser humano, pois “atuam como
formas de representação do real através de situações imaginárias” (DCE - 2007 p. 36),
compondo um conjunto de possibilidades que ampliam a percepção e a interpretação da
realidade, despertando o interesse, a curiosidade e a participação dos alunos.
Seriam as pessoas competitivas por natureza ou a competição é aprendida, como
resultado da nossa maneira de viver e agir no mundo. Sendo assim, jogos, esportes e
brincadeiras só se aplicariam de forma competitiva.É possível participar de jogos e
esportes de maneira cooperativa e mesmo assim se divertir.Há necessidade sempre de
ter-se apenas um vencedor em cada jogo ou a vitória pode ser compartilhada com a
mesma emoção e valor entre as equipes.Quais “valores” são desenvolvidos nos jogos de
competição? E na cooperaçã








Assim, propiciamos o desenvolvimento da expressão, para que se expressem
melhor, saibam argumentar, debater e justificar suas opiniões. Na aprendizagem
cooperativa as informações devem ser compartilhadas entre todos do grupo e dos outros
grupos. Para tanto os alunos podem fazer uso de projetos, relatórios, pesquisa, listas,
entre outros recursos.

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